Qualidade de vida no trabalho
O termo qualidade de vida no trabalho (QVT) foi cunhado por Louis Davis, na década de 1970 quando desenvolvia um projeto sobre desenho de cargos. Para ele,conceito de QVT refere-se á preocupação com o bem-estar geral e a saúde dos trabalhadores no desempenho de suas tarefas.Alguns europeus desenvolveram outras conceituações dentro da abordagem sociotécnica e da democracia industrial.Atualmente,o conceito de QVT envolve tanto os aspectos físicos e ambientais,como os aspectos psicológicos do local de trabalho.A QVT assimila duas posições antagônicas : de um lado,a reivindicação dos empregados quanto ao bem- estar e satisfação no trabalho;e,de outro,o interesse das organizações quanto aos seus efeitos potenciadores sobre a produtividade e a qualidade.
A QVT tem sido utilizada como indicador das experiências humanas no local de trabalho e o grau de satisfação das pessoas que desempenham o trabalho. O conceito de QVT implica profundo respeito pelas pessoas. Para alcançar níveis elevados de qualidade e produtividade, as organizações precisam de pessoas motivadas, que participem ativamente nos trabalhos que executam e que sejam adequadamente recompensadas pelas suas contribuições.
Enquanto as organizações preocupam-se em ser mais competitivo, produzindo mais e melhor a custos menores, os empregados buscam no interior das empresas onde trabalham a compensação do estresse causado pela busca frenética de resultados. A conscientização do desejo de viver qualitativamente melhor é algo patente e palpável para a grande massa dos trabalhadores.
1-DESENVOLVIMENTO.
1.1-TEMA
A qualidade de vida no trabalho.
1.2-EIXO PLOBLEMATIZADOR
A competitividade organizacional- e obviamente a qualidade e produtividade-passa obrigatoriamente pela QVT, para bem atender o cliente externo, a organização, a não deve esquecer o cliente interno. Isso significa que, para satisfazer o cliente externo, as organizações precisam antes satisfazer os seus funcionários