Educação fisica
COORDENAÇÃO:
A coordenação permite que as pessoas possam controlar os movimentos específicos para realizar um tipo determinado de atividade. Por exemplo, para chutar uma bola, o corpo precisa de uma determinada coordenação, para jogar basquete, uma coordenação motora, e assim sucessivamente. Este tipo de coordenação permite a criança ou adulto dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes.
Ginástica Aeróbica é a modalidade que tem como uma das suas principais funções o uso da coordenação.
FLEXIBILIDADE:
A flexibilidade tem como a capacidade dos tecidos corporais em permitir elasticidade sem danos ou lesões, uma articulação de mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento.
Ginástica Rítmica é a modalidade que é mais usado a flexibilidade entre outros.
FORÇA:
A força é a capacidade do sistema neuromuscular de vencer resistências (oposições), como por exemplo o peso do próprio corpo, um peso, um objeto.
Ginástica Artística é a modalidade que envolve força.
VELOCIDADE:
Velocidade é a qualidade particular do músculo e das coordenações neuromusculares que permite a execução de uma sucessão rápida de gestos que, em seu encadeamento, constituem uma só e mesma ação, de uma intensidade máxima e de uma duração breve ou muito breve.
Ginástica Artística é a modalidade que envolve a velocidade.
AGILIDADE:
É a capacidade de alterar a posição do corpo de forma eficiente, e requer a integração de competências de movimentos isolados utilizando uma combinação de equilíbrio, coordenação, velocidade, reflexos, resistência e força.
Ginastica Rítmica é a modalidade que envolve agilidade.
EQUILIBRIO: É a qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade.
Ginastica rítmica é a modalidade que envolve equilíbrio (ex. corda, arco)
RESISTÊNCIA:
É a qualidade física que permite um contínuo esforço, proveniente de