Comportamento organizacional
1. Introdução
Atualmente muitas empresas incluíram em sua administração, funções como planejar, organizar e controlar. Dessa forma procura compreender o comportamento humano em nível individual e em grupo, visando sempre assuntos relacionados ao desenvolvimento profissional dentro empresa. Partindo do princípio que todo ser humano reage de forma diferente a cada situação nova que lhe ocorre no ambiente de trabalho/ empresa, em casa e no meio social que convive; sendo assim é preciso levar em conta o comportamento, cultura e ética pessoal de cada trabalhador. O comportamento individual e/ou em grupo de uma pessoa dentro de uma empresa, revela o seu agir diante da aprendizagem, lideranças, percepção, processos de mudanças no ambiente empresarial. Dentro de uma empresa pode existir o desenvolvimento do processo de Comportamento Organizacional; tal processo acontece para avaliar como os colaboradores reagem às mudanças e transformações empresariais do cotidiano. A empresa obtém com esse estudo a ajuda de prevê, explicar e compreender o comportamento do indivíduo dentro da organização.
2. Conceito Comportamento Organizacional resume no estudo do comportamento humano, visando suas atitudes e suas ações, seja individualmente e/ou em grupo dentro do ambiente da empresarial. Robbins (2005, p. 6) diz:
O comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como este comportamento afeta o desempenho das empresas. Como este estudo está voltado especificamente para situações relacionadas ao emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.
Pugh (1966;p.66) define o comportamento organizacional:
definiu-o como o estudo da estrutura e do funcionamento organizações e do comportamento de grupos e