Comportamento Organizacional
Organizacional
Algumas Conceituações e suas
Respectivas Contribuições
Argyris (1960): “uma organização é um O autor somente fala em conjunto de quatro diferentes, comportamento organizacional depois de mas inter-relacionados subsistemas.” discutir o desenvolvimento de indivíduos
(que comporão a organização) e de definir organização como um sistema comportamental abrangendo complexas estratégias para atingir certos objetivos.
Comportamentos serão oriundos de demandas formais da organização, de demandas das atividades informais, da necessidade de cada individuo e do padrão resultante da combinação dos primeiros três pontos.
Bernardes (1988): “comportamento é todo tipo de ação observável de uma pessoa.” O autor defende que comportamento humano e experiência consciente podem ser descritos, previstos e influenciados, por se constituírem em ação observável.
Schermerhorn, Hunt e Osborn (1999):
“comportamento organizacional é o estudo de indivíduos e grupos em organizações. É um corpo de conhecimento que se aplica a todos os tipos de ambiente de trabalho.”
A contribuição dos autores está relacionada à aplicabilidade do estudo do comportamento organizacional a todos os tipos de ambiente de trabalho, assim como às respostas para questões práticas com conseqüências reais e uso de métodos científicos para testar empiricamente teorias e conceitos. Robbins (2002): “comportamento
O autor contribui com o estudo do organizacional é um campo de estudo que comportamento humano em prol da melhoria investiga o impacto que indivíduos, grupos e da eficácia organizacional. a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional”.
Soto (2002): “o comportamento organizacional se relaciona com um conjunto de conceitos fundamentais que giram em torno da natureza das pessoas e das organizações.” A