Competencias gerenciais
O que é o processo de comunicação?
Podemos defini-lo como a troca de informação entre um emissor e um receptor, e a percepção de significado que procede dessa troca de informação.
Desta forma, existem quatro componentes que definem comunicação: 1- Fonte de informação 2- Mensagem 3- Receptor 4- Interpretação
Dentro deste contexto, a mensagem pode ser dividida em duas categorias:
Símbolos - Palavras, escritas, desenhos e códigos.
Comportamentos - Gestos, contato visual e linguagem corporal.
Essa visão de comunicação pressupõe uma distinção entre a transmissão da informação e a sua compreensão pelo receptor.
Um modelo clássico de teoria da informação, chamado modelo de Shannon-Weaver, apresenta os mesmos componentes, renomeados como: Informação, Transmissor, Receptor e Destino.
O que é a comunicação interpessoal?
A comunicação entre pessoas é um processo interativo pelo qual indivíduos trocam símbolos verbais e não verbais que contém significados e expectativas alimentadas por suas experiências de vida.
As cinco funções básicas da comunicação interpessoal: 1- Controle: estabelecer responsabilidade e autoridade, fixar padrões e esclarecer deveres. 2- Informação: dar base para a tomada de decisões. 3- Motivação: influenciar pessoas a se comprometerem com a cooperação e atingir metas e objetivos. 4- Emoção: expressar sentimentos e emoções. 5- Desenvolvimento: compartilhamento e aprendizagem.
Modos de comunicação:
Verbal, Simbólica, Não verbal e eletrônica.
Como vimos, o objetivo da comunicação eficaz entre pessoas é o entendimento ou interpretação corretas das mensagens transmitidas.
Mas várias condições diferentes dificultam esse objetivo, e é complicado encontrar situações em que não haja interferência como as que analisaremos a seguir:
- mais informação do que o receptor é capaz de armazenar ou classificar.
- a tendência de aceitar uma informação que comprove nossas crenças e