Competencias Gerenciais
Introdução
De
acordo com Fleury e Fleury (2001), com a revolução industrial, o termo competência antes só pertencente á linguagem jurídica, agora passou a ser utilizada na linguagem organizacional, tendo como conceito a capacidade que as pessoas tem de desempenhar com eficiência determinado papel. Poala
Intro – Coontinuação...
A gestão por competência constitui um modelo gerencial que se propõe a integrar e orientar esforços, sobretudo os que estão relacionados à gestão de pessoas, visando desenvolver e sustentar competências consideradas fundamentais aos objetivos organizacionais.
Podemos compreender a composição do conceito de competência, através de critérios objetivamente mensuráveis, como o exercício proativo e simultâneo de:
1.Saber conceitualmente (qualificação) – conhecimento
2.Saber fazer (experiência funcional) – habilidade
3.Saber agir (capacidade de obter resultados) – atitude
Poala
Competências Individuais
São
características que tornam um indivíduo singular, único.
As competências individuais estão relacionadas, por exemplo, com a formação educacional, a experiência profissional, assim como o ambiente em que vive, o visão de futuro, a flexibilidade, etc.
Acácio
Essas Competências também podem ser classificadas em:
Competências Gerais: relativa aos valores organizacionais e a cultura empresarial;
Competências gerenciais: relativa as funções gerenciais; Competências técnicas: relativa ao profissional e suas habilidades específicas da área. Acácio
Competências Organizacionais
Podemos
definir como: Processos, funções, tecnologia e pessoas que estão diretamente relacionadas as competências que a empresa possui, de forma que essas competências sejam reconhecidas por seus clientes, fornecedores, acionistas, sociedade, concorrentes e empregados.
Amanda
Dentro
de competências organizacionais deve-se destacar categorias distintas das competências gerenciais, tais como:
Competências