Competencias gerenciais
Este trabalho refere-se às competências dos profissionais que ocupam cargos de diretores, gerentes e chefes, o modelo proposto por Quinn destacam-se as competências gerenciais nos papéis de diretor, produtor, monitor, coordenador, facilitador, mentor, inovador e negociador. As competências gerenciais são classificadas em quatro modelos e oito papéis de liderança em que cada um compreende três competências. Classificaremos cada um dos papéis conforme suas características, descrevendo-os com base nos modelos das relações humanas, dos sistemas abertos, dos processos internos e das metas racionais. As competências gerenciais tem por finalidade o compromisso de cada profissional com a organização e o empenho desta em valorizar as pessoas, são fatores fundamentais para criar uma cultura positiva e proativa de desenvolvimento organizacional. Ter competências gerenciais significa transformar conhecimentos, habilidades e atitudes em resultados, por meio das pessoas, pertencem aos gestores aplicar com eficiência as atribuições e cumprimento de seus papéis organizacionais. As competências gerenciais se tornaram elementos constitutivos da estratégia organizacional e devem estar alinhadas contribuindo para a formação das competências organizacionais.
Competências gerenciais
Segundo Quinn (2003), a gestão por competências constitui um modelo gerencial que se propõe a integrar e orientar esforços, sobretudo os que estão relacionados à gestão de pessoas, visando desenvolver e sustentar competências consideradas fundamentais aos objetivos organizacionais.
A competência gerencial no trabalho é um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes expressa pelo desempenho do individuo em contexto organizacional, que agrega valores ao mesmo e a organização. Todo desenvolvimento de competências ocorre por meio da aprendizagem, quando um gerente manifesta suas competências influencia diretamente em sua equipe e na organização, produzindo efeitos em diferentes