O COOPERATIVIMOS ATUALMENTE
- O cooperativismo vem crescendo e se destacando na economia, pois seus numero mundiais demostra um aumento de geração de aproximadamente 100 milhões de empregos e considerando as 300 maiores cooperativas, ela movimenta cerca de US$ 1,6 trilhões na economia mundial.
O governo precisa estimula o desenvolvimento de cooperativas em pro do desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza, mas para isso acontecer é necessário criar leis que fortaleça a continuidade delas. Um exemplo de estimulo foi a ONU, que no ano de 2012 foi considerado o ano do cooperativismo, criando um slogan com a frase “Cooperativas constroem um mundo melhor” e “sugere ações ligadas ao empoderamento feminino, à inclusão de jovens e no mercado de trabalho e ao empreendedorismo, que mostram o cooperativismo como instrumento para geração de renda”. Outro órgão que é a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) foi criada para defender os princípios do cooperativismo.
No Brasil, a maioria das cooperativas são agrícolas. O modelo brasileiro de cooperativismo é o unitário, isto é, a cooperação é regulada por uma só lei orgânica. O modelo diversificado gera legislação específica para cada tipo de organização cooperativa. O segmento movimenta cerca de R$ 17 bilhões na composição do PIB na agropecuária nacional, assim sendo um mercado bastante importante na economia brasileira, por isso diversos segmentos cooperativos desenvolveram-se no pais, assim necessitando de um incentivo mais ativo do governo para desenvolvimento desse mercado.
- O cooperativismo vem crescendo mundialmente na atualidade.
- O governo precisa estimular o desenvolvimento das cooperativas.
- Um exemplo de estimulo foi a ONU (Organização das Nações Unidas).
- O modelo brasileiro de cooperativismo.