Limites e possibilidades da habitação rural
ULBRA CARAZINHO
COMUNIDADE LUTERANA SÃO PAULO
Reconhecida pela Portaria Ministerial nº681 de 07/12/89 – D.O.U de 11/12/89
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Daiane Deluca
LIMITES E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DO SERVIÇO
SOCIAL NA POLÍTICA HABITACIONAL
Carazinho
2007.
DAIANE DELUCA
LIMITES E POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DO SERVIÇO
SOCIAL NA POLÍTICA HABITACIONAL
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Serviço Social, da Universidade Luterana do Brasil, a fim de conseguir o título em Bacharel no Serviço Social, sob a orienta-ção da Professora Ms Luciane Kraemer.
Carazinho
2007.
"Um dos maiores desafios que o Assistente Social vi-ve no presente é desenvolver sua capacidade de de-cifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano. Enfim, ser um profissional propositivo e não só executivo”
(MARILDA IAMAMOTO).
RESUMO
Ao buscar um tema para aprofundar a pesquisa para o Trabalho de Conclusão do Curso de Serviço Social seguiu-se a orientação de continuar o assunto que já havia pesquisado no estágio, limites e possibilidades de intervenção do Serviço Social na política habitacional. Para que se concretizasse a pesquisa aprofundou-se sobre cooperativismo e o cooperativismo habitacional no país, porquanto o contexto rural e a agricultura familiar são temas relevantes em todo o processo. O Serviço Social interligado com a habitação rural e as possibilidades de trabalho profissional junto a Cooperhaf são importantes para que se conclua que a atuação do Serviço profissional do Assistente é deveras fundamental para que se possa atender aos usuários e as instituições ligadas ao setor,