Resumo 2º guerra mundial
Guerra Mundial
Resumo Segunda Guerra
Mundial
Os vencedores da Primeira Guerra Mundial impuseram, por meio do
Tratado de Versalhes, várias medidas aos países derrotados. Os alemães consideraram essas medidas extremamente duras e humilhantes.
No momento em que a economia da Alemanha atravessava uma grave crise, o líder político Adolf Hitler fez despertar o sentimento de revolta dos alemães. Apelando para o orgulho nacional, alcançou o poder e fo rtaleceu o estado nazista.
Um dos principais objetivos do governo de HITLER era desafiar as imposições do Tratado de Versalhes e romper o domínio internacional dos países que pertenciam ao grupo vencedor da Primeira Guerra.
A Liga das Nações mostrou-se incapaz de manter a paz mundial. Em termos políticos, eram controlados pelos representantes da Inglaterra e da
França, vencedores da Primeira Guerra, que aproveitaram as condições favoráveis para fortalecer seus impérios coloniais.
Como vimos os Estados Unidos e a União Soviética não participaram da
Liga das Nações.
Política internacional das ditaduras
O governo do Japão e os governos totalitários da Alemanha e da Itália atingiram um alto grau de disciplina social em seus países, dirigindo seus esforços para a recuperação econômica e o desenvolvimento militar.
Vejamos alguns dos acontecimentos que marcaram a política internacional agressiva adotada pelo Japão e pela Alemanha.
Japão: a invasão da China
Ao império Japonês interessava expandir seus domínios pela Ásia, principalmente em direção a China.
As forças do Japão lançaram em guerra contra a China em 1935.
Itália: a invasão da Etiópia e da Albânia
Em outubro de 1935, tropas italianas iniciaram a invasão da Etiópia, no leste da África. Em maio de 1936, tomaram Adis Abeba, a capital etíope.
Dando continuidade a seus planos expansionistas, o governo de Mussolini anexou a Albânia ao território italiano em abril de 1939.
Alemanha: a expansão pela Romênia, Áustria,