Como satisfazer as necessidades do consumidor.
Apesar de ser frase batida, ”O cliente em primeiro lugar”, ela exprime uma postura indispensável para que qualquer organização alcance o êxito. O objetivo comum a todas as empresas é de fornecer soluções para as necessidades de seus clientes, e seu sucesso resultará de fazê-lo de modo de satisfazer o cliente. Philip Crosby ensinou que qualidade significa cumprir com os requisitos combinados com o cliente
Entendemos, com o decorrer dos anos, que o marketing almeja identificar e satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores, mas é necessário duas variáveis de fundamental importância neste processo, o consumidor e o seu comportamento.
Compreender o consumidor facilita a empresa identificar qual objeto seu cliente está procurando para satisfazer um desejo pessoal, por sua vez, compreender seu comportamento é vital para elaboração, e posterior implantação, de programas eficientes de marketing que influenciem na sua tomada de decisão.
Um dos conceitos mais importante no marketing é o de necessidade. Necessidade é entendida como estado de privação de algo já experimentado. As pessoas têm muitas necessidades, nomeadamente: físicas (i.e. de alimento e vestuário); sociais de filiação e afeição; conhecimento. Quando uma necessidade não é satisfeita, a pessoa tenta-a minimizar ou tenta encontrar algo que a satisfaça.
Desejos são as formas que as necessidades assumem à medida que são modeladas pela cultura e personalidade do indivíduo. Desejos são descritos em termos dos objetos que irão satisfazer as necessidades. À medida que a sociedade evolui, os seus desejos aumentam.Os desejos das pessoas são quase ilimitados ao contrário dos recursos que são limitados. Assim, a escolha de produtos recai naqueles que forneçam maior valor e satisfação para o dinheiro dependido.
Necessidade traz desejo e, se o poder de compra o permitir, desejo origina procura. Os consumidores vêem os produtos como uma "caixa de