Interação entre pessoas e organizações
As organizações são constituídas pelas pessoas. E organizações constituem para as pessoas um meio pelo qual podem alcançar variados objetivos pessoais.
Organizações + pessoas = ARH
A Administração de Recursos Humanos é uma especialidade que surgiu com o crescimento das organizações e com a complexidade das tarefas organizacionais.
A ARH trata do aprovisionamento, da aplicação, da manutenção e do desenvolvimento das pessoas nas organizações. ARH, Administração do Pessoal ou relações Industriais, são algumas formas de se dizer a mesma coisa ao longo do tempo. O conceito mudou ao longo do tempo, mas o objeto continua: as pessoas e as organizações. Sem organizações e sem pessoas, certamente não haveria ARH. Na realidade, é difícil separar as pessoas das organizações, e vice-versa. Não existem fronteiras muito definidas entre o que é e o que não é uma organização, bem como não se pode exatamente traçar os limites da influência de cada pessoa em uma organização. Para facilitar tanto o estudo do relacionamento entre indivíduos e organizações como o próprio estudo da Administração de Recursos Humanos, abordaremos as organizações, grupos e pessoas como classes de sistemas abertos, em contínua interação com seus respectivos ambientes. Sistema aberto é aquele que descreve as ações e interações de um organismo vivo dentro de um ambiente circundante. Assim, este conceito nos permite uma maneira mais abrangente e contingente de abordar a complexidade das organizações e a administração de seus recursos.
A teoria de sistemas permite: Uma abordagem tanto analítica como sintética da organização em seu complexo e dinâmico ambiente; Uma abordagem das partes como subsistemas e seus relacionamentos em um supra-sistema; A consideração dos aspectos sinergísticos do sistema total; A consideração dos indivíduos, da dinâmica dos pequenos grupos e dos fenômenos dos grandes grupos; A consideração de todos os aspectos acima, dentro das restrições