Esquema de sociologia
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Departamento de Contabilidade
Turma: 2012.2 (1º período- noturno)
Disciplina: Sociologia das Organizações
Professor: Bruno
Aluna: Rayara Emikaela
Esquema do Capitulo 5: Interação Social e Organizações
Capitulo 5: Interação Social e Organizações
BRYM, Robert. Interação social e Organizações. In: BRYM, Robert. Et. Al. Sociologia: Sua bussola para um novo mundo. São Paulo: Thomsom Learning, 2006. Pg. 137-175.
- Introdução:
Contexto Geral: O envolvimento das pessoas e o seu comportamento na interação social e organizações, dependente das posições que elas ocupam no sistema de interação (seus status), normas e papeis. As emoções, ações e interações em redes, grupos e burocracias.
1. A Estrutura da Interação Social
2.1 O Holocausto- Historia Pessoal * Lotação na grande estação de trem feita de pedra e vidro na pequena cidade de Smolemsk, capital de uma província na fronteira da Rússia. * Mobilização de soldados soviéticos, para defender a Rússia de um ataque alemão. * Pai de Robert, uns dos 300 mil judeus poloneses fugidos para Rússia, servindo em um batalhão de trabalhadores do Exercito Vermelho. * Fachos de luz traçadas num arco no céu sobre a estação. * Bombardeios da forca aérea alem, mergulharam no ar e soltaram suas bombas, estourou o pânico. * Judeus mortos de diversas maneiras, entre ciganos, homossexuais e deficientes mentais. * Interação x Comportamento.
2.2 As Origens Sociais do Mal
* Porque cometeram o crime do século? * Nazistas maus, e em suas mentes inocentes deveriam ser mortos. * Três fatores para explicar, as normas de solidariedade exigem conformidade: relações com amigos, família, colegas, etc, interagidas em idéias compartilhadas, resultando no comportamento. O poder das normas de solidariedade responsáveis pelo comportamento, para defender ou manter a lealdade do grupo. Estruturas de autoridade tendem a tornar as pessoas