esquema de estudo sociologia jurídica
Socialização: processo de integração social. Principal elemento: educação informal e formal. Para Freud, é a aprendizagem de gênero que giram em torno do pênis. Para Nancy Chodorow, é a aprendizagem do gênero a partir da relação dos pais com o seu bebê.
• Agências de socialização (grupos ou contextos sociais, onde acontecem processos significativos de socialização): família(comumente a mãe é o indivíduo mais importante no início da vida), escola(processo educativo formal, onde os indivíduos seguem um currículo previamente definido), grupos etários e mídia(importância pra compreensão do mundo, para a socialização).
Fases: até os 2 anos, as crianças não tem noção de identidade.
Jean Piaget: estágios do desenvolvimento cognitivo.
Do nascimento aos 2 anos – estágio sensório-motor (exploração física do ambiente)
Dos 2 aos 7 anos – estágio pré-operacional (compreensão dos símbolos culturais)
Dos 7 aos 11 anos – estágio operacional concreto (domínio de compreensões lógicas e abstratas)
Dos 11 aos 15 anos – estágio operacional formal (aprofundamento da compreensão de ideias abstratas e hipotéticas)
Para Lev Vygotsky, esses estágios estão ligados a estrutura social que se enquadram os indivíduos.
Expectativa: sexo(aprendendo a ser homem ou mulher com a função de gênero)
Segundo Freud como se encontrará a identidade masculina e feminina? A menina é a castração e o menino é pelo complexo de Édipo.
A adolescência é a fase mais complicada, porque o adolescente quer tudo, se acha maduro para qualquer coisa, quer ultrapassar os limites, quer experimentar coisas novas e na maioria das vezes não tem paciência para esperar os momentos de fazer o que deseja no seu devido tempo, quer ultrapassar as barreiras e ser reconhecido como um adulto.
O problema social da velhice: é que a sociedade em um modo geral está ocasionando uma fobia através do mercado que proporciona certos produtos para retardar o envelhecimento.