pedagogia
“Necessidades Educativas.”
Livro: A felicidade das Borboletas
Autora: Patrícia Engel Secco
O fato de Marcela ser deficiente visual não a faz diferente das demais crianças.
Por ter nascido assim fez com que sua família, a trata-se diferente, mas Marcela foi além de sua deficiência permitindo enxergar através do coração.
Após ler o livro percebi o quanto é importante o convívio com as crianças que possuem algo “diferente” de outras, experiências e descobertas serão feitas, e um novo aprendizado adquirido, sempre temos algo a oferecer ao próximo. Este convívio mostra a sociedade o quanto é importante a inclusão dessas crianças com necessidades especiais a sociedade e a vida escolar.
È necessário preparar os professores para receberem estás crianças, para que a escola esteja preparada para este novo desafio, é necessário propiciar um suporte técnico aos professores, preparando-os para que encontrem formas criativas de atuação junto as crianças especiais, sem falar nas adaptações físicas e humanas.
Estes deverão adaptar-se as particularidades dos educando, para atender suas necessidades educacionais, oportunizando o máximo de desenvolvimento de sua capacidade, é preciso vivenciar o sentido das diferenças com qualidade de “Ser” distinto
Pessoalmente acredito que incluir vai além das diferenças, pois passa por uma mudança no modo de ver o outro e de agir, permitindo que todos tenham seus direitos reservados. O caminho pedagógico da inclusão é um trajeto a ser construído por todos, ou seja, pais, alunos, corpo docente, vislumbrando uma escola infantil de qualidade e comprometida com cada sujeito em sua singularidade.
Para que o trabalho pedagógico seja articulado, intencional, consciente e reflexivo, é necessário compreender que diversificar não significa formar grupos homogêneos com as mesmas dificuldades ou habilidades, nem tão pouco deixar que as individualidades se sobressaiam ao coletivo.
È necessário considerar que, no que se