O que é pedagogia
Paulo Ghiraldelli Jr, é filósofo, tem mestrado e doutorado em filosofia pela USP, é editor da revista Contemporary Pragmatism, de Nova Iorque, tem também mestrado e doutorado em filosofia da educação pela PUC. Atualmente trabalha como filósofo e escritor e dirige o Centro de estudos em filosofia americana ( Cefa). Fez sua livre docência e seu concurso de titular na UNESP.
RESUMO
A NOÇÃO DE PEDAGOGIA
Pedagogia, do grego antigo ”paidos” que significa criança e “agode” que significa condução; traduzidos, unidos e adaptados nos dão a expressão pedagogia. Na Grécia clássica pedagogo era a pessoa responsável por cuidar das crianças, ensinando-lhes no máximo costumes e hábitos independentemente de sua formação educacional. Não era um educador, mas cuidador. Traduzindo para tempos atuais seriam as babas ou o motorista do ônibus escolar.
Ainda hoje a pedagogia ainda traz seu significado de origem que são acessos a caminhos que levam o melhor aproveitamento do saber e não simplesmente a métodos e procedimentos padrão.
Atualmente, nas Universidades que formam educadores e pensadores ainda há resíduos da pedagogia antiga. A formação que deveria ser sua ascensão acaba sendo uma derrota. O aluno sai com a habilitação, mas não capacitado em aplicar conteúdos como ensinar a ler, escrever e contar. Essa deficiência educacional não é só no Brasil, mas por vários motivos em vários países e ricos.
Nos Estados Unidos em 1957 já se dizia que perderam a “corrida espacial” para os Soviéticos porque o estudo deles era melhor. No meio desse questionamento foi-se remodelando o termo pedagogia para definições atuais.
A diferença daquela época para os dias de hoje é que o pedagogo não tem mais esta função de levar a criança até a sala de aula e sim possibilitar a aprendizagem do aluno. A formação do pedagogo no Brasil é um problema pois a maioria das pessoas que ingressam no ensino superior tem deficiência de aprendizado dos conteúdos escolares que deverão