pedagogia
1 INTRODUÇÃO 3
3 CONCLUSÃO 7 REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Pedagogia é a ciência que tem por objeto de estudo a Educação, o processo de ensino e aprendizagem. O sujeito é o ser humano enquanto educando.
A palavra Pedagogia tem origem etimológica, na Grécia Antiga, do termo παιδές (paidés, "criança") e ἄγο, (ago, "conduzir", pelo "aio").
A Grécia clássica pode ser considerada berço da Pedagogia, pois é na Grécia que nascem as primeiras ideias acerca da ação pedagógica, ponderações que vão influenciar, por muitos anos, a educação e cultura ocidentais e vincular a imagem do Pedagogo à formação das crianças.
Nos séculos XVII e XVIII inicia-se uma era de debates, no campo da educação. tendo como foco a importância de atualizar os processos pedagógicos e rever o próprio conceito de infância. Nomes importantes deste período são Comenius e Rousseau.
No final do século XIX e princípios do século XX os debates sobre educação e, principalmente, as novas pesquisas no campo da psicologia do desenvolvimento e aprendizagem, com ênfase na criança, levarão a que um grande número de profissionais, de diversos campos, desenvolvam reflexões, pesquisas e experiências pedagógicas envolvendo métodos de ensino, as relações pedagógicas e as possibilidades e limites dos diferentes contextos educativos, dando corpo a vários movimentos, dentre eles o da Escola Nova e a Pedagogia Waldorf Estas experiências são, até hoje, chamadas Pedagogias ou Métodos pedagógicos e alguns nomes importantes deste período são conhecidos como Pedagogos.
No restante século XX a Pedagogia vai se institucionalizar como campo de conhecimento científico e profissional e a formação passará a ocorrer nas Universidades em cursos superiores.
2 DESENVOLVIMENTO
O artigo tem por objetivo desenvolver um conceito ampliado de pedagogia a