fisiologia da lactação
CURSO DE AGRONOMIA
FISIOLOGIA DA LACTAÇÃO
Coordenador: Professor Julio
Acadêmicos:
Itaqui - RS, 2011
INTRODUÇÃO
O Brasil é o sexto maior produtor de leite do mundo e cresce a uma taxa anual de 4%, superior à de todos os países que ocupam os primeiros lugares. Respondemos por 66% do volume total de leite produzido nos países que compõem o Mercosul. (Embrapa Gado de Leite).
Dentre os produtos que fazem parte da alimentação humana, o leite é um dos mais completos por possuir em sua composição elementos essenciais ao crescimento e manutenção da saúde, como as proteínas, as gorduras, as vitaminas e os minerais (principalmente o cálcio).EMPARN.
O leite é obtido através do processo de lactação e esta pode ser encarada como o processo final da reprodução.Ela é feita através das glândulas mamarias que são órgãos complementários do aparelho reprodutor feminino. A função delas e de secretar leite adaptado à nutrição do recém-nascido.
Em bovinos de leite ela é importantíssima, pois ao nascer, o bezerro é um monogástrico, com o estômago apresentando características diferentes do ruminante adulto, não sendo capaz deutilizar alimentos sólidos; tem reflexo para mamar e todas as condições fisiológicas e bioquímicas para utilizar o leite,e este alimento é que suprirá sua energia até os 60-90 dias quando o bezerro se torna ruminante e pode ingerir volumosos
Objetivo
Conhecer o funcionamento da glândula mamaria dos bovinos, bem como os problemas que prejudicam a produção do leite
FISIOLOGIA DA LACTAÇÂO EM BOVINOS
A Glândula Mamaria
É uma glândula sudorípara modificada que secreta leite para alimentação, sendo constituída por ductos que levam o leite até um reservatório chamado úbere,a qual secreto leite ao exterior por um orifício chamado esfíncter.
O úbere da vaca é composto por quatro glândulas mamárias individualizadas, os quartos, para os quais se busca através da seleção certa