fisiologia da lactação
A lactação está sobre o controle de hôrmonios.
Os hôrmonios regulam o crescimento, O desenvolvimento e a diferenciação normais da glândula mamária.
A mama é composta internamente por ductos lactíferos,alvéolos,celulas mioepiteliais,lóbulos,tecido conjuntivo e, externamente, por mamilo,aréola e corpúsculo de montgomery. na gestação a mulher atinge o peso de 400g a 600g nos seios durante a amamentação 600 a 800g.
A estrutura mamária composta de Ductos mamários (drenam os lóbulos). e lóbulos (são a unidade secretora da mama).
Quando os ciclos menstruais se regularizam,ocorre nova fase de desenvolvimento mamário. Logo no início, pela ação dos hôrmonios do corpo lúteo e da placenta ,ocorre proliferação lobular. A ação da prolactina, apesar de reduzida,também é importante para o desenvolvimento mamário no terceiro mês de gestação inicia-se tipo de secreção láctea que lembra o colostro. uma gestante que da à luz com cerca de 16 semanas gestacionais já está produzindo o colostro.
Estágios da Lactação
.Estágio 1: a lactogênese é o inicio da secreção do leite.
.Estágio 2:aumenta o fluxo sanguíneo e captação de oxigênio e glicose, bem como concentração de citrato,que é considerado um marcador, importante desse estágio.
.Estágio 3:
É o período que ocorre a manutenção da lactação.
Hormônios da lactação
Prolactina e Ocitocina:
Prolactina: esse hormônio atua nas células alveolares, fazendo com que produzam o leite especialmente a proteína. Os níveis de prolactina são proporcionais a Sucção quatro dias após o parto.
A sucção é um importante estímulo para a produção de prolactina.
Após o nascimento da criança os níveis de secreção de prolactina voltam aos níveis normais não grávido, quando a mãe amamenta o filho os receptores nervosos dos mamilos atingem o hípotalamo,provocando secreção de prolactina maior de 10 a 20 vezes,permanecendo elevado por até uma hora. Caso esse surto seja cessado,ou por lesão no