Fluxo e Lei de Gauss
Objeto de aprendizagem: Fluxo e Lei de Gauss
NOA – UFPB
1. Introdução
Apresentamos adiante instruções sobre como utilizar esse objeto de aprendizagem com a intenção de facilitar a construção de significados sobre a Lei de Gauss.
Esse material instrucional foi fundamentado na teoria de David Ausubel, que indica uma participação ativa do aprendiz na construção de seu conhecimento como um dos ingredientes fundamentais da aprendizagem significativa. Para facilitar essa participação, estruturamos esse objeto de aprendizagem com vários componentes autônomos e complementares, quais sejam; animações interativas, mapas conceituais e textos descritivos. Eles são autônomos pois essas partes podem ser utilizadas de maneira exclusiva, e são complementares na medida que cada elemento apresenta uma faceta específica do veículo que utiliza e que complementa os demais componentes.
Existem circunstâncias onde o professor pode julgar mais adequado iniciar o contato dos seus alunos com determinado tema usando textos descritivos, que permitem um detalhamento mais acurado do assunto, pois utiliza o meio verbal como veículo de transmissão das informações. Em outras oportunidades, o mestre pode julgar mais oportuno que seus estudantes tenham um primeiro contato com o tema através de uma animação interativa, que em nosso caso é composta por uma modelagem do fenômeno físico, com a possibilidade de serem modificados parâmetros que determinam as especificidades de apresentação de um cenário. Por exemplo, o aluno pode escolher diversos valores de cargas e analisar o fluxo produzido por essas distribuições de cargas. E finalmente, o professor pode considerar mais relevante que o estudante tenha um contato inicial com o tema através de um mapa conceitual sobre esse assunto. O mestre tem inteira liberdade de escolher a sequência de estratégias a ser empregada quando da utilização desse objeto de aprendizagem.
2. Objetivos
A Lei de Gauss se apresenta como uma