Anatomia e fisiologia da lactação
FADAP/FAP
Curso de Pós Graduação em Enfermagem Obstétrica e Obstetrícia Social
Anatomia e Fisiologia da Lactação
Sandra de Carvalho Maria Frediano
TUPÃ
2010
1 ANATOMIA E FISIOLOGIA DA LACTAÇÃO
De acordo com o Manual de Orientação ao aleitamento Materno da FEBRASCO (2006) as mamas são estruturas anexas à pele especializadas na produção de leite. Existem em ambos os sexos mas, são rudimentares nos homens. Nas mulheres desenvolvem- se e diferenciam-se na puberdade, atingindo o seu maior desenvolvimento na gravidez e na lactação.
Composto pelas células produtoras de leite, 63% do total, o tecido glandular está na sua maioria localizado a cerca de 3 cm da base do mamilo. O tecido adiposo distribui- se imediatamente abaixo da pele (tecido adiposo subcutâneo), no interior da glândula mamária (intra- glandular) e atrás do tecido glandular (retro-mamário) à frente do músculo peitoral. O tecido subcutâneo na base do mamilo é mínimo. Situadas entre as camadas superficial e profunda da pele, as mamas estendem- se entre a segunda e a sexta costelas e do esternoà linha axilar média (JALDIN; SANTANA, 2001).
A FEBRASCO (2006) descreve que os ácinos ou alvéolos mamários, unidades ultra estruturais da glândula mamária, são constituídos por células secretoras rodeadas por tecido mioepitelial. Estão organizados em 7 a 10 lobos que se dividem em lóbulos e estão separados por septos fibrosos (ligamentos de Cooper) que se estendem da faixa profunda à pele. O tecido conjuntivo interlobular contém depósitos de adipócitos (Figura 1). Cada um dos seus ductos excretores termina de forma independente no mamilo.
Fonte: Ministério da Saúde, 2001.
Por serem revestidos por uma camada de células mioepiteliais, os ductos são igualmente sensíveis à ação da oxitocina, reagindo com «movimentos peristálticos » que contribuem na ejeção do leite (VINAGRE, 2001).
O mamilo ou papila mamária é constituído por fibras musculares lisas, é proeminente,