Tundra
TUNDRA
LOCALIZAÇÃO:
A Tundra Ártica surge a sul da região dos gelos polares do Ártico, entre os 60º e os 75º de latitude Norte, e estende-se pela Escandinávia, Sibéria, Alasca, Canadá, Groenlândia, Noruega, Suécia, Finlândia. Situada próximo do pólo norte, no círculo polar Ártico. A Tundra Alpina encontra-se em vários países e situa-se no topo das altas montanhas.
SOLO:
O solo da tundra ártica é chamado de permafrost, que em uma tradução literal significa “sempre congelado”, e é justamente essa característica que dá a tundra suas feições naturais.
O permafrost é um solo típico das regiões antárticas composto por terra, pedras e gelo. Sua profundidade pode alcançar até mais de 1 metro e ele é totalmente impermeável o que faz com que surjam áreas lamacentas no verão quando a camada de gelo superficial, que pode chegar a 300 metros em alguns lugares, derrete. Na tundra alpina o solo apresenta uma boa drenagem e não apresenta permafrost.
VEGETAÇÃO:
A vegetação predominante na tundra ártica e alpina é composta de líquenes (plantas resultantes da associação de fungos e algas, que crescem muito lentamente e extraordinariamente resistentes à falta de água, que conseguem sobreviver nos ambientes mais hostis), musgos, ervas e arbustos baixos, devido às condições climáticas que impedem que as plantas cresçam em altura. As plantas com raízes longas não se podem desenvolver pois o subsolo permanece gelado, é por esse motivo que não existe árvores. Por outro lado, como as