Odonto
0001-Ciências Morfofuncionais I -
Corpo docente Coordenadores
0001-Ciências Morfofuncionais I
Descrição: Plano de Ensino
Carga horária semanal: 04
Carga horária total: 80
Carga horária em aulas expositivas: 64
Carga horária em atividades práticas supervisionadas: 16
Situação: Aprovado
Histórico: Visualizar histórico
PERFIL DO PROFISSIONAL
Atuar na promoção da saúde na perspectiva da integralidade considerando os três níveis de assistência.
EMENTA
Estudo integrado dos aspectos morfológicos e funcionais dos sistemas tegumentar, esquelético, muscular, reprodutor, bem como do desenvolvimento embrionário humano, relacionando-os aos mecanismos patológicos e farmacológicos básicos.
COMPETÊNCIAS e HABILIDADES
Conhecer e compreender morfologia e fisiofarmacologia aplicada dos processos normais e alterados da estrutura e funções de tecidos, órgãos e sistemas.
- Atuar multiprofissionalmente e interdisciplinarmente na promoção da saúde, baseado na convivência, nas relações interpessoais, respeitando e valorizando a cidadania, e exercitando a ética.
JUSTIFICATIVA DA DISCIPLINA
Avanços tecnológicos na área das Ciências Morfofuncionais, que estuda os organismos vivos desde o nível molecular até o sistêmico, vêm permitindo uma interpretação de vários fenômenos biológicos e de recentes descobertas sobre as atividades orgânicas que interessam aos estudantes da área de saúde, o que mostra e expande a interdisciplinaridade das Ciências Morfofuncionais com outros ramos do saber humano.
Nos últimos anos, as Ciências Morfofuncionais tiveram extraordinários avanços que constituem os pilares básicos para o conhecimento das Ciências Biomédicas.
Assim, a disciplina de Ciências Morfofuncionais I deverá subsidiar, dialética e interdisciplinarmente, a formação do profissional da saúde, frente ao conceito de homem bio-psíquico-social, tendo em vista suas múltiplas necessidades.
OBJETIVO DA DISCIPLINA