Dolo
CONTEÚDOS;
1-Sociologia aplicada ao direito
2-Sociologia Sintética e analítica
3- Definição de Sociologia Jurídica
4-Objeto d estudo da sociologia jurídica
5- Valor/importância do estudo da sociologia jurídica
6- Função Social do direito
7- Fontes do direito
8- Documentário “Zoológico humano
A sociologia examina a influência dos fatores sociais sobre o direito e as incidências deste último na sociedade, ou seja, os elementos de interdependência entre o social e o jurídico realizando uma leitura externa do sistema jurídico ( SABAELL. 2008.p60)
Aos quinze dias do mês de abril de 2011 o professor Edimarcio apresentou em sala de aula o estudo acerca da sociologia aplicada ao direito sinalizando a diferença entre a sociologia analítica e a sociologia sintética, análise e síntese, teoria e fato. A sociologia sintética parte do todo, do concreto para o abstrato, dos fatos para a teoria, do particular para o universal e da multiplicidade para a unidade. Enquanto a sociologia analítica percorre o caminho inverso indo do todo para a parte, do abstrato para o concreto, da teoria para o fato, do universal para o particular e da unidade para a multiplicidade. Comte afirma que a sociologia é a ciência da observação e seu objeto é a totalidade dos fenômenos sociais a serem estudados em seu conjunto e suas leis. Para Durkheim a sociologia é uma ciência autônoma e diferente das demais ciências tendo as regras como método sociológico. Enquanto weber explica que a sociologia tem como objeto de estudo os grupos ou aspectos particulares dos fenômenos sociais, a partir dos quais são feitos generalizações convenientes.
Na aula do dia 28 de abril, o professor apresentou a explicação a cerca do estudo da sociologia jurídica que procura explicar a influência dos fatores sociais sobre o direito e as incidências sobre este último na sociedade, ou seja, fatores de reciprocidade ente o social e o jurídico, desenvolvendo uma análise externa do