Gel dental
Rejane M. G. Seleme1, Angélica U. Piovezan2, Patrícia Wesan3*
1UnC, Canoinhas, SC, Brasil.
2UnC, Canoinhas, SC, Brasil.
3UnC, Canoinhas, SC, Brasil*.
Resumo
O consumo e interesse crescente pela camomila devem-se às suas propriedades medicinais, associadas à presença de compostos com atividade biológica, principalmente o alfa-bisabolol. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver uma formulação de gel dental contendo extrato de Chamomilla recutita e analisar a estabilidade frente às condições de armazenamento, para observar possíveis alterações físico-químicas na formulação, através das análises de: densidade, pH, tempo de escoamento, características organolépticas, índice de espuma e exposição a radiação. Os resultados obtidos neste estudo demonstraram que as matérias-primas empregadas na formulação estão dentro do Regulamento Técnico de Boas Práticas de Manipulação da ANVISA. Os resultados obtidos foram satisfatórios, indicando que a formulação analisada mantém as características físico-químicas iniciais, não apresentando alterações que comprometam a qualidade da preparação.
Palavras-Chave: Chamomilla recutita; Gel dental; Características físico-químicas; Boas Práticas de Fabricação; Análise estabilidade.
INTRODUÇÃO
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% da população de países em desenvolvimento utiliza-se de práticas tradicionais na atenção primária à saúde e, desse total, 85% fazem uso de plantas medicinais para tratar de problemas dentários (PASSOS, et al., 2006). Isso consiste na ação preventiva que envolve uma série de fatores, como controle da higienização diária, através da escovação e utilização de uma série de produtos, entre os quais se destacam os géis bucais (CAMPOS, et al., 2005).
A cosmetologia de uso oral deve fazer referência essencialmente aos