Qual o comportameno da economia brasileira no periodo compreendido entre 1930 e 1945?
Durante o período de 1930 e 1931 a moeda brasileira se desvalorizou e o governo tentou ao máximo evitar uma grande desvalorização, já que, se isso ocorresse haveria uma redução da receita cambial gerada pela queda dos preços de café em moeda estrangeira. Além disso, ter uma taxa de cambio estável tornava mais fácil a liquidação dos compromissos do governo em moeda conversível. Os interesses ligados a industria eram protegidos da competição internacional pelo controle as importações.
A crise cambial a partir de 1929/30 tornou inviável o pagamento integral da divida, pois este pagamento exigiria uma proporção excessiva do saldo comercial.
A mudança de governo foi seguida de um período caracterizado pelo aumento da influencia britânica, aumento esse, explicado pela deterioração das relações políticas entre Brasil e Eua e a concessão de empréstimos de curto prazo pela Inglaterra. De todo capital estrangeiro investido no Brasil em 1930, a maioria era britânico em contraponto aos anos entre 1914 e 1930, nos quais a maior parte vinha dos Estados Unidos.
A crise acarretou na redução de capital de algumas firmas, na falência