comas
CENTRO DE CIÊNCIAS DA VIDA E DA SAÚDE
COMAS
PELOTAS, NOVEMBRO DE 2008.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS
CENTRO DE CIÊNCIAS DA VIDA E DA SAÚDE
COMAS
Trabalho apresentado para abordagem de Neuroanatomia.
PELOTAS, NOVEMBRO DE 2008.
O QUE É O COMA?
A palavra coma vem da palavra grega koma, que significa "estado de dormir." Mas estar em coma não é o mesmo que estar dormindo. Você pode acordar uma pessoa que está dormindo falando com ela ou encostando-se a ela. O mesmo não é verdadeiro para o paciente em coma, que está viva e respira, mas tão inconscientemente que não pode responder a qualquer estímulo (como dor ou o som de uma voz) ou fazer nenhum movimento voluntário. O cérebro ainda está funcionando, mas em seu nível mais básico. Para entender isso, antes precisa rever as partes do cérebro e como elas funcionam.
O cérebro é formado de três partes principais: o cérebro , o cerebelo e o tronco cerebral. O cérebro controla funções cognitivas e sensoriais como a inteligência, memória, razão e emoções. O cerebelo, na parte de trás do cérebro, controla o equilíbrio e o movimento. O tronco cerebral conecta os dois hemisférios cerebrais com a medula espinhal. Ele controla a respiração, pressão arterial, ciclos do sono, consciência e outras funções orgânicas. Além disso, há uma grande massa de neurônios embaixo do cérebro chamada tálamo. Essa área pequena, porém crítica envia impulsos sensoriais para o córtex cerebral. Para uma explicação mais detalhada da função do cérebro, veja como funciona o cérebro.
Os cientistas acreditam que a consciência depende da constante transmissão de sinais químicos do tronco cerebral e tálamo para o cérebro. Estas áreas estão conectadas por