academico
Introdução
É necessária uma maneira de armazenar as informações, por isso são usados os dispositivos de armazenamento, existem dois tipos de memória as voláteis e as não voláteis, existem vários tipo de memórias como a RAM, ROM, PROM, EPROM, EEPROM, FLASH, SD etc.
Memória semicondutora
É um circuito que permite o armazenamento de bits por algum tempo é denominado memória. Os bits podem ser acessados ou substituídos. O avanço da tecnologia de circuitos integrados para armazenar dados foram os fatores determinantes para o avanço da computação em si.
Até os anos 70 eram usadas as memórias de núcleo ferrite de uso corrente. Mas por seu alto custo e grande desperdício de energia e as limitações de sua velocidade, elas foram substituídas pelas semicondutoras que são usadas no mercado até hoje.
Características gerais
Densidade: É o numero de bits que podem ser armazenados.
Velocidade: É a rapidez que os dados podem ser acessados.
Potencia: É a potencia que é consumida pela memória.
Forma de acesso
Existem 2 formas principais de acesso a posição da memória, sequencial ou aleatório.
Usando memória do tipo aleatório é possível acessar qualquer posição de memória aleatoriamente, então podemos ler ela sem ter que ler todas as outras posições existentes, o principal exemplo é a memória RAM.
Já nas memórias sequenciais, não há ligação direta, então ele é obrigado a “andar” pela memória até a informação que deseja, o melhor exemplo disso são as fitas magnéticas. O tempo para acessar o dado vai demorar da posição que ele foi armazenado.
Tecnologia
Geralmente as memórias são do tipo bipolar, MOS ou CMOS.
MOS semicondutor de oxido metálico
CMOS semicondutor de oxido metálico complementar.
Em memórias bipolares é encontrado com facilidade o circuito TTL,Schottky e ECL. Nos circuitos MOS, os de canal N são os preferidos por oferecerem grande capacidade de armazenamento por um custo relativamente baixo. As memórias CMOS são