academico
NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM ACADEMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA FAFIPA
Paranavaí
2013
ANA PAULA RODRIGUES
RENAN ESTEVES BARBIERI
NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA EM ACADEMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA FAFIPA
Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial, na disciplina de Bioestatística e Epidemiologia, do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR - Campus – FAFIPA – Paranavaí. Orientador: Professora Patrícia Louisev.
Paranavaí
2013
INTRODUÇÃO Com o passar do tempo, a evolução tecnológica, e o aumento na jornada de trabalho tem-se ocasionado uma grande diminuição da prática regular de atividade física, e aumentado cada vez mais os índices de sedentarismo, que é definido como a diminuição ou a falta da atividade física. O sedentarismo é um dos principais fatores causador de patologias que atinge a população mundial, sendo considerada como a doença do século.
A atividade física é definida como qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética, portanto voluntario que resulte num gasto energético acima dos níveis de repouso. Onde inclui atividades ocupacionais (trabalho), as atividades da vida diária e as atividades de lazer, incluindo os exercícios físicos.(NAHAS, 2003). Assim, a atividade física habitual tem sido reconhecida como uma componente importante de um estilo de vida saudável (TWISK, 2001). É considerada, dentre outros fatores, um importante elemento na promoção da saúde e qualidade de vida da população. Vários estudos demonstram que o sedentarismo ou a falta de atividade física, juntamente com o fumo e uma dieta inadequada, são fatores de risco associados ao estilo de vida, o que pressupõe um aumento substancial no risco de desenvolver/agravar várias doenças, principalmente as de natureza crônico-degenerativa, como cardiopatias, câncer, hipertensão, diabetes melito e obesidade (BARA FILHO, 2000;