deans
1) Explicite o contexto sócio-histórico abordando no filme "Daens: um grito de justiça", de forma a caracterizar o capitalismo do século XIX.
O contexto sócio- histórico abordado no filme Daens : Um grito de justiça retrata exatamente o contexto do surgimento do Serviço Social. O capitalismo do século XIX era monopolista, ou seja, o poder estava nas mãos dos burgueses e esse poder era usado para a exploração do trabalho. No filme é evidente essa exploração com o trabalho de mulheres e crianças em fábricas com péssimas condições de trabalho, e assim, trabalhavam em condições precárias, com jornadas de trabalho intensa, de quinze horas e recebiam baixos salários ; a desigualdade de classes onde destacava a exploração da maioria pela minoria, a riqueza se concentrava nas mãos da classe dominante- a burguesia, enquanto a classe trabalhadora vivia em condições de pobreza extrema, na miséria, passavam fome. No filme mostra a família da Nett, uma jovem trabalhadora, tendo como refeição somente batata.
O domínio da igreja-conservadora com poder dominante, fazia com que os trabalhadores mantivessem a “ordem social” e aceitassem viver na pobreza e miséria segundo “a vontade de Deus”. No filme podemos ver a missa rezada em latim, com o padre de costas para os fiéis e a divisão das classes onde os pobres ficavam atrás enquanto os ricos sentavam- se a frente e os sermões eram sempre buscando o equilíbrio nas relações entre patrões e empregados, ou seja, retratando a subserviência.
A caridade é outra característica de estratégia da classe burguesa auxiliada pela Igreja. Essa prática era utilizada também para não haver questionamentos da ordem capitalista e garantir o lucro nas mãos dos capitalistas. Vimos no filme, a distribuição para os pobres dos “sopões de caridade” realizado pelas damas da alta classe.
A repressão policial também foi usada para utilizar sua força disciplinadora e desmobilizar o movimento do