14 Coma
1) Consciência:
É o estado de perfeito conhecimento de si e do ambiente. Ela pode ser dividida quanto ao nível, em graus de alerta (vigil, sonolento, torporoso e coma). Quanto ao conteúdo da consciência, que se trata da soma das funções cognitivas e afetivas do ser humano, o que pode ser testado com perguntas de orientação no tempo e espaço, memória imediata e de evocação, através de cálculo e pedindo para que se escreva uma frase.
2) Anatomia das estruturas que geram os vários níveis de consciência:
- Sistema ativador reticular ascendente:
Este sistema, composto por neurônios da formação reticular de todo o tronco encefálico, juntamente com estruturas hipotalâmicas (núcleos supraquiasmáticos) e a glândula pineal, são responsáveis pela alternância do ciclo de sono e vigília, responsáveis também pelo sono paradoxal.
Núcleo da Rafe mediana: São um conjunto composto por oito núcleos localizados ao longo de toda extensão mediana do tronco encefálico, capazes de secretar Serotonina como neurotransmissor e que enviam fibras para extensas áreas do cérebro, para sua estimulação e é responsável por desencadear o sono.
Locus ceruleus: Núcleo pontino noradrenérgicos, que envia fibras para a medula, cerebelo, S. límbico e para todo o córtex, o qual é responsável pelo sono REM, o sono paradoxal. - Secção:
Entre a medula e o bulbo, da origem ao encéfalo isolado, no qual se mantém o ciclo de sono e vigília. Uma secção entre os colículos dá origem ao cérebro isolado, o paciente tem diminuição do nível de consciência