Caso de Matemática
A HISTÓRIA DA PIZZA
A Pizza é um prato muito antigo e há várias versões para o seu surgimento, a maioria delas contam que se deu por volta de 6 mil anos atrás, mas há controvérsias com relação ao lugar onde ela teria surgido. Vários povos são citados como seus criadores, entre eles: Egípcios, Gregos, Romanos e Hebreus, que passaram a enriquecer um pão muito consumido na época, chamado “Pão de Abraão”, com diversos ingredientes como ervas, alho, azeitonas etc.
Na Idade Média, as cruzadas contribuíram bastante para a chegada da “Piscea”, como era conhecida até então a Pizza, à cidade de Nápoles na Itália, onde muito tempo depois ganharia características definitivas para o seu sucesso até os dias de hoje. O responsável por esse sucesso seria o tomate, que foi levado da América à Europa pelos Espanhóis em 1522, e foi incorporado aos seus ingredientes em 1889 quando o Pizzaiolo Raffaele Espósito cria a Pizza com molho de tomate, mozarela de búfala e manjericão, representando as cores da bandeira italiana, e para homenagear a Soberana, batiza-a com o nome de Margherita. Porém nessa época a Pizza tinha um formato diferente do que nós conhecemos hoje, ela era consumida dobrada ao meio como se fosse um sanduíche, más logo adotaria o formato como nós a conhecemos hoje.
Os imigrantes italianos se encarregaram de espalhar a novidade pelo mundo, a Pizza chegou então à América, lugar onde ela seria mais consumida no mundo. Nos Estados Unidos a primeira pizzaria foi aberta em 1905, e no Brasil em 1910 no bairro do Brás em São Paulo, reduto dos italianos de onde ela se espalhou para o resto do Brasil, tornando-se tão popular que foi instituído o dia da Pizza, que é comemorado em 10 de Julho desde 1985.
1 OBJETIVO DE ENSINO
Discutir entre os componentes do grupo, a organização da criação do produto e a importância da matemática no custo de produção do produto.
2 QUESTÕES (TEMAS) ENVOLVIDAS – PONTOS CHAVES PARA O PROTAGONISTA a Funções: