atps gestão do conhecimento
CURSO:ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: GESTÃO DO CONHECIMENTO
ALUNOS:VALDEIRES ALVES DE ANDRADE Nº RA: 427612
AROLDO
NOME DO PROFESSOR:
NOME DO TUTOR: MARINILDA
ETAPA 1
DEFINIÇAO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
De acordo com Probst et alii (2002) que de forma bastante detalhada estudaram uma série de condicionantes voltados a gestão do conhecimento, o mesmo pode ser definido da seguinte forma:
“Conhecimento é o conjunto total incluindo cognição e habilidades que os indivíduos utilizam para resolver problemas. Ele inclui tanto a teoria quanto a prática, as regras do dia-a-dia e as instruções sobre como agir. O conhecimento baseia-se em dados e informações, mas, ao contrário deles, está sempre ligado a pessoas”. (Probst et alli, 2002, p. 29).
Por sua vez, Davenport e Prusak (1998) assumem que os dados se configuram em um conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos a eventos, sendo armazenados por exemplo, pelos departamentos de marketing, finanças ou contabilidade. A informação por sua vez, tem a finalidade de mudar a maneira como o destinatário enxerga determinada situação, visando fazer alguma diferença na perspectiva deste. Um memorando pode ser considerado uma informação e esta se propaga pela organização através de redes hard e soft. Já o conhecimento, é definido da seguinte forma:
“... uma mistura fluida de experiência condensada, valores, informação contextual e insight experimentado, a qual proporciona uma estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações. Ele tem origem e é aplicado na mente dos conhecedores. Nas organizações, ele costuma estar embutido não só em documentos ou repositórios, mas também em rotinas, processos e normas organizacionais”. (Davenport e Prusak, 1998, p. 2-6).
Exemplos de gestão do conhecimento aplicados nas empresas A Gestão do Conhecimento como uma estratégia central para