ATPS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
ADMINISTRAÇÃO
1º SEMESTRE
ATPS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
UNIVERSIDADE ANANGUERA UNIDERP
ATPS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
Trabalho apresentado à Disciplina Gestão do Conhecimento.Ministrada pelo Professor Maurício Dias para composição de nota da Disciplina.
TERESINA – PI
2013
SUMÁRIO
1. Introdução
Vivemos um momento em que o Capital Humano tem sido reconhecido e valorizado como nunca. Há algum tempo os bens tangíveis ocupavam o centro da atenção nas organizações. Hoje, entende-se que o capital intelectual, as pessoas, são responsáveis pelo crescimento e pelos resultados atingidos pelas empresas. Valorizar as ideias, competências e conhecimento de cada funcionário é um diferencial para as organizações crescerem e atingir seus objetivos.
A maneira de aproveitar melhor o conhecimento desses colaboradores é praticar a gestão do conhecimento, que nada mais é do que estimular e facilitar a troca, e o uso e a criação de conhecimento em toda a empresa. Com a gestão do conhecimento, as pessoas são incentivadas a compartilhar aquilo que sabem de forma a criar um ambiente de trabalho no qual toda experiência válida pode ser acessada pelos outros colaboradores e aplicada em suas atividades a fim de elevar a produtividade da companhia.
Há dois tipos básicos de conhecimento que podem ser aplicados pelo ser humano: o explícito e o tácito. O conhecimento explícito é o mais fácil de ser colocado em palavras, registrado e documentado. É facilmente adquirido por meio da leitura de manuais, livros e artigos, por exemplo. O segundo tipo - o tácito - é o mais difícil de ser colocado em palavras e é adquirido apenas com a prática. O conhecimento tácito é aquele que só conseguirmos mostrar ao usar. É muito pessoal e sua transmissão é difícil, é o “modo de fazer”, as inspirações