Antropologia
FONSECA,Selva Guimarães A História na educação brasileira In Caminhos da História ensinada. 6ªed., Campinas: Papirus,2001.Cap.1: Pag. 17-48.
O livro ressalta o ensino de História no Brasil, em décadas anteriores as mudanças superação e perdas na história da disciplina. Discute a importância do professor na construção do entendimento amplo da História e a retratificação pela temporária substituição da História pelos Estudos Sociais.
Capítulo I – A História na educação brasileira
Esse capítulo focaliza a análise da educação as mudanças que foram consolidadas durante a ditadura militar, para amenizar possíveis transtornos que a reflexão histórica poderia causar. Também é possível identificar a falta de investimento do Estado para com a escola pública seja ela de ensino médio ou superior e a ascensão do crescimento de instituições particulares, além da educação do 2°grau se tornar uma ferramenta de uso na mão- de obra e inserção no mercado de trabalho e a desvalorização das Ciências Humanas e do detrimento da formação de alunos . 1.1 A(des)qualificação dos professores de História
A facilidade com que adaptaram a formação de professores através das Licenciaturas Curtas expressa cada vez mais a falta de aplicação econômica na educação transformando em um processo instantâneo a construção do profissional educador refletindo assim na aplicação do mesmo para o aluno,apesar do ensino privado elevar o nível do ensino médio a educação de qualidade e oferecida para poucos . isso gerou alguns embates e iniciou-se movimentos revindicativos .
1.2 Estudos Sociais X História
Outro tópico importante é a pressão e as mudanças feitas na estrutura curricular de História e Geografia para manter de maneira autoritária e manobra política usando datas comemorativa e patriotismo e o papel de cada cidadão na submissão ao Estado e ao bom funcionamento dessa prática ocultando