Especialista
Definição
É um a mistura sólida, semi-sólida, formada por compostos químicos (hidrocarbonetos), e que pode tanto ocorrer na Natureza como ser obtido artificialmente, em processo de destilação do petróleo.
Historicamente o betume foi bastante utilizado nas mais diversas formas era a forma como se conhecia o petróleo naturalmente encontrado. Recebeu diversas denominações tais como: asfalto, alcatrão, lama, resina, azeite, óleo de São Quirino, também foi usado como impermeabilizante, para acender fogueiras e nos altares. Há registros de que na Babilônia, Nabucodonosor, pavimentara estradas com ele, os egípcios nos processos de mumificação e nas pirâmides. Romanos deram-lhe fins bélicos, como combustível em lanças incendiárias, no que foram imitados pelos árabes.
Geologicamente o betume tem sua origem em organismos vivos. Formado por rochas de origem orgânica classifica-se em dois tipos: as dos comburentes, chamadas em geologia de caustobiólitos e as não-comburentes (tais como o giz e diatomitos), chamados de acaustobiólitos.
Usos
O betume tem varias aplicações a parti dele são obtidos vernizes, massas de revestimento, bases para pintura. Para a pavimentação de ruas é utilizado o betume formado de resíduos do petróleo destilado. Pode-se usa-lo para tratar madeiras impermeabilizando-a e prolongando a vida útil.
Tipos de materiais betuminosos
Quanto ao tipo estes materiais se dividem em comburentes e não-comburentes. O primeiro é chamado de caustobiólitos que são rocha sedimentar que se formam a partir do agrupamento de organismos vivos (combustíveis) , como, por exemplo, o carvão. O segundo é chamado de acaustobiólitos que são rochas sedimentares biogênicas (biólito) não combustíveis, tais como o giz e diatomitos.
Classificação
Os materiais betuminosos podem ser classificados em dois grandes grupos: os asfaltos ou cimentos asfálticos, e os alcatrões, de acordo com a sua forma de obtenção. Acerca dos asfaltos, ou cimentos asfálticos, de