especialista
LIBERALI, Fernanda Coelho. Formação crítica de educadores: questões fundamentais. Coleção: novas perspectivas em linguística aplicada - vol.8.
Campinas– SP: Pontes Editores, 2010.
Janaina Gomes Viana de Souza¹
Neste livro, Liberali apresenta uma proposta atual à formação de professores no qual aborda questões fundamentais acerca da formação crítica de educadores no
Brasil. A autora propõe uma investigação, reflexão e transformação nas ações de coordenadores pedagógicos e outros profissionais de educação, através da compreensão do papel da linguagem na perspectiva crítica e reflexiva. As idéias de
Liberali, proporcionam aos leitores revigorante análise das características e dos papéis da reflexão nas relações entre a teoria e a prática profissional. O livro tem como meta criar espaços para que profissionais da educação possam experimentar um processo de reflexão sobre sua própria formação e ação cotidiana. Em diferentes momentos, o livro apresenta exemplos que poderão servir tanto para o trabalho dos professores como para seu uso em eventos de formação de educadores.
O livro possui 93 páginas ao todo e se divide em quatro partes. A primeira parte objetiva desenvolver a concepção de formação de educadores dentro da perspectiva sócio-histórica-cultura. A segunda parte define o que poderia ser compreendido como um tipo de reflexão com foco técnico e prático, para então abordar o tipo de reflexão crítica a ser apresentado no decorrer do livro. A terceira parte discute a linguagem que constitui a reflexão crítica e as formas como ela se organiza para realizar diferentes ações. Na parte 4, a autora faz algumas considerações sobre a atividade de formação a partir do conceito de Cadeia Criativa, que expressa o momento de debate atual do grupo de Pesquisa lACE (Linguagem em Atividades no Contexto Escolar).
Na primeira parte o livro, Liberali discute a formação crítica do educador na
perspectiva