Algebra Relacional
2013
Álgebra Relacional
A Álgebra Relacional é uma linguagem de consulta formal, porém procedimental, ou seja, o usuário dá as instruções ao sistema para que o mesmo realize uma sequência de operações na base de dados para calcular o resultado desejado. Ela é uma linguagem que, tendo como entrada uma ou duas relações, produzirá uma nova relação.
Na terminologia formal de modelo relacional:
Uma linha é chamada de tupla
O cabeçalho da coluna é chamado de atributo
Tabela é chamada de relação
O tipo de dados que descreve os tipos de valores que podem aparecer em cada coluna é chamado de domínio
Há seis operações fundamentais na álgebra relacional. Estas operações são: seleção, projeção, produto cartesiano, união e diferença entre conjuntos. Todas essas operações produzem uma nova relação como seu resultado. Além dessas, ainda podemos adicionar mais duas operações, como a da divisão, e a de junção.
Operação Seleção:
É representado pela letra grega sigma (σ), e podemos entendê-la como uma operação que filtrará as linhas de uma tabela, e é uma operação unária, ou seja, que opera sobre um único conjunto de dados.
EX.: σ Sexo = ' M ' (funcionário)
Ou seja, essa operação fará com que a tabela selecione somente o conjunto de dados que atenda ao predicado (Sexo = 'M').
Se quisermos descobrir todos os dados de uma pessoa (ou de várias pessoas), a partir de uma única informação, como por exemplo, selecionarmos só o nome de vários funcionários, e com essa informação, aparecerem todos os dados dos funcionários. Como por exemplo:
Tabela A (Funcionario)
ID
Nome
DN
Sexo
Telefone
1
Icaro
08/01/1997
M
9681-0574
2
Lucas
09/06/2000
M
9999-0876
3
Maria
05/09/1987
F
9879-0987
Seleção: σ = ' M ' (funcionário)
Tabela B (funcionários do sexo masculino)
ID
Nome
DN
Sexo
Telefone
1
Icaro
08/01/1997
M
9681-0574
2
Matheus