Álgebra relacional
Acadêmico:
Disciplina: Banco de Dados 3° Período
Álgebra relacional
Junção normal
O operador de Junção Natural, indicado por X sendo uma operação que produz uma combinação entre as linhas de uma relação com as linhas correspondentes de outra relação, sendo em princípio correspondente a uma seleção pelos atributos de relacionamento sobre um produto cartesiano dessas relações. σ A.chave1 = B.chave2 ( A x B )
A operação de junção foi criada justamente porque esse tipo de combinação de relação é de uso muito comum, facilitando com isso a escrita de expressões. A relação resultante de uma junção tem todas as colunas da primeira tabela e todas da segunda relação. Isso faz com que os valores dos campos utilizados como critério para a correspondência entre as linhas apareçam duplicados, já que um vem da primeira relação e outro da segunda. Existe uma variação da junção, chamada junção natural, que fornece o mesmo resultado, mas sem essa repetição de valores: uma das colunas correspondentes aos atributos de relacionamento é descartada. A operação implícita na junção natural é a igualdade dos atributo com o mesmo atributo, sendo que cada par de atributos iguais dá origem a um único atributo, com o mesmo nome no resultado.
União
Em teoria de conjuntos, a união de dois conjuntos A e B são formadas por todos os elementos pertencentes a A ou B ou a ambos. A união é uma operação binária, na álgebra booleana seria o Operador OR. A união de dois conjuntos sempre resultará em todos os elementos de ambos os conjuntos, sendo apresentados apenas uma única vez.
Uma característica é que somente é possível utilizar este operador caso as tabelas de origem possuam compatibilidade de união, ou seja, as tabelas devem ser equivalentes e gerarem o mesmo tipo de resultado. A união permite realizar a operação entre duas tabelas contendo atributos diferentes, quando esta possuir o número e o tipo de