Sindrome Coronariana Aguda
De acordo com Brunner e Suddarth (2012), a Síndrome Coronariana Aguda (SCA) é uma condição de emergência caracterizada pelo início agudo de isquemia miocárdica, que ocasiona morte das células do miocárdio se não forem realizadas intervenções definitivas e abrange o seguinte espectro: angina estável, infarto do miocárdio com ou sem elevação do segmento ST.
Atualmente as doenças cardiovasculares, principalmente o infarto agudo do miocárdio (IAM), representam a principal causa de morte no Brasil e no mundo (MATTOS et al., 2013). Segundo Pesaro et al. (2004), o IAM consiste na morte das células do músculo cardíaco, causado por uma isquemia prolongada, e esse problema vem surgindo em sua grande maioria, como consequência da síndrome coronariana aguda.
O reconhecimento precoce das manifestações clínicas da SCA pode ser crucial para a manutenção da vida do paciente, que tem como principais manifestações clínicas: dor torácica, que surge repentinamente e que persiste mesmo com repouso; dispneia; indigestão e náuseas; ansiedade; pele fria, pálida e úmida; frequência cardíacas e respiratórias elevadas.
Portanto, reconhecer o tratamento e sistematizar a assistência em casos de SCA é uma das responsabilidades da enfermagem, intervindo de forma correta no quando clinico dopaciente, objetivando aumentar a expectativa de vida de pessoas com problemas cardíacos, reduzindo os índices de evolução da síndrome.
OBJETIVO
Implementar a Sistematização da Assistência de Enfermagem a um paciente com Síndrome Coronariana Aguda.
MATERIAL Y METODO
Este trabalho caracteriza-se como um estudo de caso, de caráter descritivo, exploratório, qualitativo, cujas informações nele contidas foram coletadas em um hospital de referência, localizado no município de Juazeiro do Norte-Ceará, Brasil, durante o estágio da disciplina de Enfermagem no Processo de Cuidar do Adulto em Situações Clínicas e Cirúrgicas, do curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri – URCA, em