Afro-brasilidade
CULTURA AFRO-BRASILEIRA
ARTE AFRO-BRASILEIRA
São Luís – MA
2013
“Como todas as ideologias, o racismo se mantém porque as próprias vítimas aceitam. Elas o aceitam por meio da educação. É por isso que em todas as sociedades humanas a educação é monopólio do Estado. Falo da educação em sentido amplo, ou seja, aquela que começa no lar. A socialização começa na família. É assim que, enquanto ideologia, o racismo se mantém e reproduz. A educação colabora para a perpetuação do racismo.”
Kabengele Munanga
APRESENTAÇÃO
Este trabalho da disciplina de Artes Cênicas em parceira com os alunos do PIBID no Colégio Universitário visa trazer como objeto de nosso estudo, a herança e importância da África na formação de uma cultura dita como afro-brasileira - tema que não é muito abordado em sala de aula. Nele, pretendo abordar temas como a afro-brasilidade, cultura afro-brasileira e arte afro-brasileira que foram propostos, mas buscando expressar meu ponto de vista sobre um assunto que é tabu hoje na sociedade e que precisa ser quebrado. É fato, que hoje aprendemos a agir de forma politicamente correta, mas será que agir dessa forma anula o nosso pensar sobre a questão do negro no Brasil? E será mesmo que precisaríamos estar fazendo este trabalho se por iniciativa do próprio governo este tema fosse discutido nas escolas? São alguns dos questionamentos que devíamos fazer e que neste trabalho busco ter como foco principal.
INTRODUÇÃO O Brasil por possuir a maior população africana fora da África, tem uma enorme riqueza cultural proveniente desse continente e que ajuda a formar a nossa identidade cultural, junto com os povos indígenas e portugueses. No início do século XIX, as manifestações, rituais