Geografia
As correntes não são homogêneas quanto à suas características e origem, elas podem ser: correntes quentes e correntes frias.
Correntes quentes: massas de água originadas de áreas da zona intertropical ou zonas tórridas da Terra, essas deslocam com destino às zonas polares.
Correntes frias: correntes marítimas com origem nas zonas polares e migram em sentido às regiões equatoriais.
Tipos de correntes: Correntes de superfície do Atlântico No Atlântico há dois grandes circuitos de correntes marinhas superficiais: um ao norte e outro ao sul do equador. Em ambos, exercem papel primordial as correntes da região equatorial, onde a ação dos alísios de nordeste e de sudeste criam duas grandes correntes quentes: a equatorial do norte e a equatorial do sul, que transportam, da África para a América, grandes massas de água com temperatura aproximada de 25o C. Entre as duas desloca-se, de oeste para leste, uma contracorrente, que compensa a saída de águas da costa leste. Correntes do Atlântico norte A corrente equatorial do norte nasce na altura das ilhas de Cabo Verde e é percebida nitidamente entre 5 e 10o de latitude norte. Dirige-se para oeste, reunindo-se, ao norte da