Trabalho de ética
O presente trabalho visa relatar como a sociedade brasileira se relaciona com a cultura afro-brasileira nos dias atuais, no entanto, para demonstrar tais informações é necessário passarmos um pouco pela história, diante de tal fato, foi proposto a sala que visitassemos o Museu Afro Brasil para analisarmos as obras expostas e refletirmos sobre a proposta do museu.
O papel social dos museus não pode ser dissociado da motivação de seus visitantes, que pode ser educativa ou recreativa, pois qualquer museu ao incorporar seleções e silêncios, é um aparelho ideológico, onde cada objeto é torna-se armadilha para o olhar.
Além do foco no museu, o respectivo trabalho dará enfoque a história do negro no Brasil, a conquista dos seus direitos e o racismo silencioso existente nos dias atuais.
2. Museu Afro Brasil
O mosaico acima demostra que 04 participantes do grupo estiveram presentes na visita ao museu. O restante dos integrantes receberam fotos do local e comentários diversos.
A criação do museu afro Brasil contribuiu para a preservação e divulgação da herança cultural e artística do negro no Brasil. Justamente porque nunca se pretendeu um museu meramente contemplativo para o reconhecimento e transformação de uma visão no qual ninguém possuía sobre a raça negra.
A exposição do acervo do museu pretende contar outra história brasileira. Por isso, tem a complexa tarefa de desconstruir um imaginário da população negra, construído fundamentalmente no prestígio, na igualdade e no pertencimento, reafirmando assim o respeito por uma população matriz da nossa brasilidade.
A divisão abaixo se refere à forma que as obras são distribuídas ao longo do museu.
África: Diversidade e permanências
A África é um lugar onde pode ser considerada a matriz e raiz de culturas que disseminam pela América no rastro da escravidão desde o século XVI. Neste núcleo da exposição do acervo do Museu Afro Brasil se encontram culturas