Ética no Trabalho
Ser bom profissional, ter conhecimentos técnicos, dons, talentos, habilidades e capacidades bem desenvolvidas, cabe a qualquer pessoa que deseja ter uma carreira de sucesso. Ter bom relacionamento com os colegas, facilidade no trabalho em equipe, boa comunicação, flexibilidade entre outras características, são aspectos altamente valorizados nas organizações.
A compreensão da conduta humana no contexto de um mundo em transformação é marcada pelo estreitamento das relações de mercado e pelo impacto da Revolução Tecnológica e da Era da Informação.
Porém, uma conduta ética no trabalho, seguindo padrões e valores, tanto da sociedade, quanto da própria organização são essenciais para o alcance da excelência profissional.
Nestes tempos de globalização e reestruturação competitivas as empresas que se preocupam com a ética e conseguem converter suas preocupações em praticas efetivas mostram ser mais capazes de competir com sucesso e obter não apenas a satisfação e a motivação dos seus profissionais , mas também resultados compensadores em seus negócios.
A dinâmica do mercado nos exige atualização a aperfeiçoamentos constantes, e uma postura ética é de suma importância no ambiente corporativo. Através dela ganhamos credibilidade e a confiança de superiores, liderados e demais colegas e colaboradores.
Muito mais que mero diferencial competitivo, ter ética é um fator determinante na carreira de um profissional. É imprescindível estar sempre bem informado, e acompanhando não apenas as mudanças nos conhecimentos técnicos da sua área profissional, mas também nos aspectos legais e normativos. Muitos processos ético-disciplinares nos conselhos profissionais acontecem por desconhecimento e falta de informação.
A unidade entre a pessoa ética e o profissional ético.
Existe algo que deve ficar muito claro sobre a ética profissional: é possível ser um profissional ético sem ser uma pessoa ética? A pergunta parece contraditória porque