Ética no trabalho
1. Introdução
Existem muitos estudos a versar sobre a ética no serviço público e seus entraves relacionados com a eficácia e eficiência do serviço prestado a sociedade. Um dos aspectos centrais em análise reside na constatação de que a Administração pública encontra-se hoje desprovida de conduta ética.
A compreensão da conduta humana no contexto de um mundo em transformação é marcada pelo estreitamento das relações de mercado e pelo impacto da Revolução Tecnológica e da Era da Informação.
Na exiguidade de conduta , é natural que cada organizacao construa suas próprias voltadas para ao seus interesses . Ética e moral sao fenômenos sociológico amplamente conhecidos. “A Ética existe em todas as sociedades humanas, e, talvez, mesmo entre nossos parentes não humanos mais próximos. Nós abandonamos o pressuposto de que a Ética é unicamente humana”. (Paul Singer).
2. Conceituando Ética
Contemporaneamente e de forma bastante usual, a palavra ética é mais compreendida como disciplina da área de filosofia e tem por objetivo a moral ou moralidade, os bons costumes, o bom comportamento e a boa fé. Como Doutrina Filosófica, a Ética é essencialmente especulativa e, a não ser quanto ao seu processo indutivo, jamais será normativa, característica esta, exclusiva da Moral. Eugênio Bucci , em seu livro Sobre Ética e Imprensa, descreve a ética como um saber escolher entre “o bem” e “o bem” (ou entre “o mal” e o “mal”), levando em conta o interesse da maioria da sociedade. Antagônico à moral, que delimita o que é bom e o que é ruim no comportamento dos indivíduos para uma convivência civilizada, a ética é o indicativo do que é mais justo ou menos injusto diante de possíveis escolhas que afetam terceiros. No que tange a ética no trabalho, esta tem importância fundamental na coletividade, e seu enfoque de vanguarda consiste na abordagem dos aspectos intervenientes nos processos de trabalho, de forma a possibilitar que o exercício da profissão