Ética no Trabalho
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Ética no trabalho
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sumário
1. Introdução
2. Desenvolvimento
2.1 - Código de Ética no trabalho: os 10 mandamentos essenciais
2.2 - Ética profissional nos termos do Código Civil
2.3 - Ética profissional nos termos da Constituição Federal
2.4 - Ética profissional nos termos dos Direitos Humanos
2.5 - Música brasileira
3. Conclusão
4. Bibliografias
1. Introdução
Também conhecida como ética profissional, é um conjunto de atitudes e valores positivos, ideais, aplicados no ambiente de trabalho. É o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.
A ética no trabalho tem uma importância relevante, proporcionando um bom desempenho dos funcionários e, consequentemente, da empresa. Propicia um maior nível de produção na empresa, um favorecimento para a criação de um ambiente de trabalho harmonioso e um aumento no índice de confiança entre os funcionários.
Compreende todas as profissões, e refere-se ao caráter normativo e jurídico que regulamenta determinada profissão por intermédio de estatutos e códigos específicos, criando-se assim, para cada profissão, um Código de Ética.
Segundo Julio Machado, educador/consultor de empresas, “a ética nos dias de hoje, é muito confundida com lei. Ética nao se escreve, pois assim estaria sendo reduzida, compartimentalizada. Ética se baseia na inspiraçao, aquilo que te move. Um código de leis pode mudar mas a ética nao.”
2. Desenvolvimento
É justamente na convivência, na vida social e comunitária, que o ser humano se descobre e se realiza enquanto um ser moral e ético. É na relação com o outro que surgem os problemas e os questionamentos morais: o que devo fazer? Como agir em determinada