Ética no trabalho
“Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” 1 Co 10:31 “O que contribui para a glória de Deus não fere nenhum princípio ético.”
1 INTRODUÇÃO “Naqueles dias, não havia reis em Israel; cada um fazia o que parecia direito aos seus olhos.” Juízes 17:6 e 21:25 O mundo em que vivemos é um mundo marcado pelo relativismo, onde o certo e o errado nunca foram tão banalizados. Para a maioria das pessoas, os padrões morais e valores sociais ficam a critério de cada um. Por isso, vivemos num mundo altamente individualista que prevalece nas relações sociais, educacionais, econômicas, na religião e no trabalho. A cada dia somos desafiadas a viver de tal maneira que a glória de Deus se manifeste através de nossas vidas, cumprindo assim o propósito de Deus para cada uma de nós.
2 DEFINIÇÃO Segundo o Dicionário Aurélio, “ética é o estudo dos juízos de apreciação que se refere à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal”. Etimologicamente, ética vem do grego ETHOS, e tem seu correlato no latim MORALE com o mesmo significado; conduta relativa aos costumes. Podemos concluir que, etimologicamente, ética e moral são palavras sinônimas. Prof. Vanderley de Barros Rosas. Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
3 CONCEITOS 3.1 Ética é princípio, moral são aspectos de condutas específicas. 3.2 Ética é permanente, moral é temporal. 3.3 Ética é universal, moral é cultural. 3.4 Ética é regra, moral é conduta de regra. 3.5 Ética é teoria, moral é a prática.
Ética é o conjunto de valores ou padrões pelos quais uma pessoa entende o que é certo ou errado e toma decisões. Para o cristão, a ética pode ser entendida como “um conjunto de regras e condutas, tendo por fundamento a Palavra de Deus”. Para nós, que temos Jesus Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas, o certo ou o errado devem ter como base a Bíblia Sagrada, considerada como “regra de fé e prática”.
4