13 Colonias
Colonização dos Estados Unidos desenvolveu-se durante o século XVII, quase um século depois da colonização portuguesa e espanhola na América.
A procura de liberdade religiosa, os conflitos políticos na Europa, a procura de melhores condições devida e o crescimento do comércio, foram as principais razões que motivaram a vinda de grandes levas de colonos, principalmente ingleses, para a América do Norte, fixando-se na costa do Oceano Atlântico, fazendo surgir as Treze Colônias Inglesas.
Estas colônias estavam sujeitas às regulamentações do sistema colonial mercantilista, mas seu desenvolvimento fugiu dos padrões do sistema colonial pois nem todas eram produtoras de matéria-prima ou consumidoras de produtos manufaturados da metrópole. Os produtos ingleses que eram consumidos pelas colônias eram manufaturados encarecidos pelo fato de os navios voltarem vazios à Inglaterra. Logo, essas colônias passaram a desenvolver uma pequena indústria, mesmo contrariando os princípios do colonialismo
A Independência Das Colônias Inglesas
A independência das colónias inglesas
Mapa de localização das colónias inglesas As 13 colónias americanas As 13 colónias americanas Localização temporal séc. XVIII
Crise do domínio inglês nas colónias americanas
Por causa das guerras civis, o Governo inglês aumentou os impostos sobre o chá, o açúcar e papel selado. Descontentes com o Governo os habitantes começaram a revoltar-se contra a sua metrópole, num congresso que pressionou Inglaterra no sentido de anular as taxas e boicote à compra de produtos ingleses.
A festa do chá de Bóston
A Festa do Chá de Boston aconteceu em 16 de Dezembro de 1773. Comerciantes rebeldes americanos que se sentiram prejudicados mascararam-se de índios peles-vermelhas, atacaram os navios da companhia que estavam no porto de Bóston e lançaram a carga de chá no mar.
A declaração da independência
A Declaração da Independência Americana foi o documento, em que as Treze Colónias