13 colonias
Entrada na União - Data 29 de maio de 1790
Com apenas 4 005 km² de extensão territorial, Rhode Island é o menor de todos os cinqüenta Estados estadunidenses. Para se ter uma idéia, o mesmo é cerca de 428 vezes menor que o Alasca. Rhode Island foi a primeira das 13 colônias a declarar independência da Grã-Bretanha.
Localizada na região nordeste dos Estados Unidos, a província se limita com o Estado de Massachusetts pelo norte e leste, com Connecticut pelo oeste, e com o Oceano Atlântico pelo sul. De sua população relativamente pequena (1.052.567 habitantes), uma significativa parte é formada por portugueses. Uma evidência disso é a predominância da religião católica no Estado, além da presença de diversos deputados de origem lusa.
A economia do Estado é baseada na agricultura, pesca e turismo. A maior cidade de Rhode Island é Providence, que também é a capital do Estado.
A economia de Rhode Island teve uma base colonial na pesca e na agricultura, cada um dos quais geraram, respectivamente, a indústria naval e a manufatura após a independência.
A Blackstone River Valley foi o principal contribuinte para a Revolução Industrial dos Estados Unidos. Foi em Pawtucket que Samuel Slater inaugurou o Moinho Slater em 1793, usando a força da água do rio Blackstone para fornecer energia à sua fábrica de algodão. Nessa época, Rhode Island foi um dos líderes em produtos têxteis no país. Entretanto, com a Grande Depressão, a maioria das fábricas têxteis mudaram-se para estados do sul dos Estados Unidos. A indústria têxtil continua a representar uma parte da economia de Rhode Island, mas não tem o mesmo poder que teve outrora.
Outras indústrias importantes em Rhode Island: ferramentaria, bijuterias e talheres. Um interessante subproduto industrial da história de Rhode Island é a quantidade de fábricas abandonadas – muitas delas estão sendo utilizadas para habitação de baixa renda, habitação idosos, condomínios, museus