Governanca corporativa
Governança Corporativa é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas/cotistas, conselho de administração, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para sua perenidade.
Introdução
A governança corporativa trata do conjunto de leis e regulamentos que visam:
Assegurar os direitos dos acionistas das empresas, controladores ou monoritários;
Disponibilizar informações que permitam aos acionistas acompanhar decisões empresariais impactantes, avaliando o quanto elas interferem em seus direitos;
Possibilitar aos diferentes públicos alcançados pelos atos das empresas o emprego de instrumentos que assegurem a observância de seus direitos;
Promover a interação dos acionistas, dos conselhos de administração e da direção executiva das empresas.
Proposição da tarefa do Desafio de Aprendizagem
O crescente processo de IPO (Initial Public Offering) está colocando o RH diante de um novo público: o investidor, o RH tem papel estratégico na obtenção do resultado e a qualidade da gestão de pessoas pode, sim, valorizar ou desvalorizar uma ação na bolsa.
O que interessa ao investidor é seu potencial de ganho futuro, o que ele lucrará com a empresa em seus próximos exercícios. Ele quer saber basicamente o que a organização faz hoje para atingir as metas e resultados de médio e longo prazos. Além da responsabilidade social corporativa, fala-se muito em sustentabilidade empresarial, que é a sobrevivência do negócio na linha do tempo. E sustentabilidade você só faz com pessoas, porque quem faz as empresas são os indivíduos.
A qualidade da gestão estratégica de RH pode ser crucial para os resultados da empresa – e para a tomada de decisão de um investidor ou analista de investimentos em injetar dinheiro na organização.
Um dos